Pular para o conteúdo principal
Centro Cultural PGE-RJ recebe lançamento de livro de Procurador do Estado do RJ
13/03/2026 - Assessoria de Imprensa
Imagem Carrossel

Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ

Corpo

Nesta quarta-feira (11), o Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Saad, participou do lançamento do livro “Relações Negociais Sustentáveis”, de autoria do Procurador-Assistente do Centro de Estudos Jurídicos da PGE-RJ (CEJUR/PGE-RJ), Rodrigo Távora. O evento foi realizado pelo CEJUR/PGE-RJ no Centro Cultural PGE-RJ.

Os Subprocuradores-Gerais Joaquim Rohr e Rogério Guimarães, o Chefe de Gabinete da PGE-RJ, Maurício Vieira, o Procurador-Chefe do CEJUR/PGE, Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho, além de outros Procuradores, também prestigiaram o evento.

O Procurador Rodrigo Távora explica que o livro é fruto de sua tese de Doutorado em Direito Civil no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

"O livro traz uma análise profunda e inovadora sobre o universo dos contratos e das relações privadas no Brasil. Por meio de uma abordagem civil-constitucional, ele busca evidenciar como abordagens sustentáveis podem ser concretizadas nas negociações entre empresas e indivíduos, com aplicação prática e sugestões transformadoras para o ambiente de negócios, apresentando novas categorias de cláusulas contratuais voltadas para governança, prevenção de riscos e redução de assimetrias socioeconômicas", detalhou o Procurador.

Segundo o Procurador, a recepção inicial da obra foi positiva.

"Foi destacada a atualidade do tema e enaltecida a sistematização proposta, com apresentação de cláusulas contratuais como instrumentos concretos para a inserção do tema da sustentabilidade na prática jurídica, revelando o contrato como espaço legítimo de inovação institucional e de promoção de estabilidade social e econômica", pontuou o Procurador.