Pular para o conteúdo principal
PGE-RJ prestigia cerimônia do bicentenário de nascimento de D. Pedro II, patrono do Corpo de Bombeiros
03/12/2025 - Assessoria de Imprensa PGE-RJ
Imagem Carrossel

Foto: Paulo Vitor/PGE-RJ

Corpo

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) celebrou nesta terça-feira (2), no Quartel Central, no Centro, o bicentenário de nascimento de D. Pedro II, patrono da corporação. Os Procuradores Marcello Cinelli de Paula Freitas e Tânia de Sousa Elias, representando o Procurador-Geral do Estado, Renan Saad, participaram da solenidade.

Antes da abertura oficial, os Procuradores Marcello Cinelli de Paula Freitas e Tânia de Sousa Elias foram agraciados com a Medalha da Ordem do Mérito de Bombeiro Militar, promovidos ao Grau Comendador, honraria destinada a personalidades civis e militares que prestam relevantes serviços ao CBMERJ. A condecoração foi entregue pelo Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Bombeiro Tarciso Antônio de Salles Júnior.

Na ocasião, Marcello Cinelli agradeceu a distinção e a confiança da SEDEC/CBMERJ no trabalho desenvolvido pela PGE-RJ, enquanto Tânia Elias enfatizou que o reconhecimento reflete o empenho e o comprometimento institucional. Ambos dedicaram a homenagem à equipe da Assessoria Jurídica da SEDEC/CBMERJ e à parceria consolidada entre as instituições.

Em discurso durante a cerimônia, o Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Tarciso Antonio de Salles Junior, lembrou a criação da corporação, em 1856, por meio do Decreto Imperial Número 1.775, de 2 de julho de 1856, quando D. Pedro II organizou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte.

"Este ato, marcado pela clareza de propósito e pela busca do bem comum, fundamentou a estrutura que daria origem ao atual Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, a mais antiga corporação de bombeiros do Brasil e da América Latina. A iniciativa imperial, impregnada de visão modernizadora e senso administrativo, revelou um estadista que compreendia que a proteção da vida e do patrimônio era dever do Estado. Hoje é uma manhã de celebração, estamos todos muito felizes pela data", destacou o Comandante-Geral.

A cerimônia contou ainda com a apresentação da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros e solenidade de conclusão do Curso de Capacitação ao Oficialato Superior (CCOS), com a formação de 38 militares. Também foi realizada a entrega de medalhas a personalidades civis e militares, e o lançamento oficial do selo comemorativo alusivo aos 200 anos de D. Pedro II.