Home > Imprensa > Notícias
28 de janeiro de 2019
PGE-RJ e CGE visitam CGU para a formação de parceria no combate à corrupção
Facebook Twitter
PGE-RJ e CGE visitam CGU para a formação de parceria no combate à corrupção
Controlador-Geral do Estado Bernardo Barbosa, o ministro da CGU Wagner de Campos Rosário e o Procurador-Geral do Estado Marcelo Lopes da Silva

O procurador-geral do Estado, Marcelo Lopes da Silva, e o controlador-geral do Estado, Bernardo Barbosa, se reuniram, na tarde da última sexta-feira (25/01), com o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário, em Brasília. No encontro, ficou decidido que os órgãos vão assinar um Acordo de Cooperação Técnica para intensificar o compartilhamento de dados entre as três pastas e aprimorar os mecanismos de controle e combate à corrupção.

– O encontro foi muito produtivo, conseguimos ampliar ainda mais a nossa parceria com a Controladoria-Geral da União. Com o compartilhamento e cruzamento de dados entre as pastas, teremos maior acesso às metodologias de atuação da CGU, aumentando assim não apenas o nosso banco de dados, mas também a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela CGE -, explicou o controlador-geral do Estado, Bernardo Barbosa.

O procurador-geral do Estado elogiou a postura colaborativa da CGU em repassar sua experiência aos dois órgãos, que possuem papel fundamental para a aplicação dos instrumentos legais contra os atos lesivos à Administração Pública.

- Esta parceria será fundamental para a recuperação da integridade do serviço público estadual, cuja imagem encontrava-se desgastada perante a população. A PGE vem se estruturando para dar efetividade aos institutos previstos no novo marco regulatório anticorrupção do Estado do Rio de Janeiro -, explicou Marcelo Lopes da Silva.

O controlador-geral destacou também a parceria entre a CGE e a PGE.

– A reunião de hoje foi marcada pela Procuradoria Geral do Estado, por isso tenho que agradecer ao procurador-geral do Estado, Marcelo Lopes, ao Corregedor da PGE, André Uryn, e à procuradora-assistente da Corregedoria da PGE, Janaína Souza Cruz, que convidaram a CGE para participar do encontro com o ministro Wagner Rosário. Vamos trabalhar juntos para construir um novo Rio -, garantiu Bernardo Barbosa.

A Controladoria-Geral da União também se disponibilizou a ministrar dois cursos de capacitação para os auditores e procuradores do Estado. Um será sobre ‘Processos Administrativos de Responsabilização (PAR) da Lei Anticorrupção’ e o outro com o tema ‘Acordo de Leniência’. As aulas do primeiro estão previstas para começarem em fevereiro.

Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter