12 de julho de 2018
Procurador do Estado participa do "Encontro do Autor" no Tribunal de Contas do Estado

O Procurador do Estado João Paulo Melo do Nascimento participará, na próxima quarta-feira (18/07), do projeto "Encontro com o Autor", evento promovido pela Coordenação de Estudos e Pesquisas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) para aproximar autores dos servidores da instituição. Durante o evento, o procurador lançará seu livro "Ativismo Judicial no Sistema Tributário Nacional".

O Procurador João Paulo, graduado pela Faculdade de Direito da UERJ, é Mestre em Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento pela universidade estadual, e Procurador-Assistente da Procuradoria Tributária. É também representante da Fazenda no Conselho de Contribuintes do Estado.

No livro, João Paulo expõe os muitos precedentes do Supremo Tribunal Federal em que leis tributárias foram declaradas inconstitucionais a partir de conceitos preconcebidos pelo julgador. Mostra que no Direito Tributário brasileiro há fatores especiais que fortalecem essa postura.