17 de dezembro de 2018 a 17 de dezembro de 2018
PGE-RJ lança edição especial da Revista de Direito em homenagem à memória do Procurador Saint-Clair
Claunir Tavares / PGE-RJ
Procuradora do Estado Marília Monzillo, Subprocurador-Geral Claudio Pieruccetti, ex-Procuradora-Geral Lucia Léa Guimarães Tavares, Maria Cecília (viúva de Saint-Clair) e Procurador do Estado Bruno Morisson da Silva no lançamento da Revista de Direito em homenagem ao Procurador do Estado Saint-Clair Diniz Martins Souto

A Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) lançou nesta segunda-feira (17/12) uma edição especial da Revista de Direito da Procuradoria Geral dedicada a homenagear a memória do Procurador do Estado Saint-Clair Diniz Martins Souto, que faleceu em 2016 e integrou o quadro de Procuradores da PGE por 12 anos. A Revista de Direito é a mais antiga publicação jurídica em circulação no país, criada em 1954.

Na cerimônia de lançamento, que contou com a presença da víúva, Maria Cecília, da mãe, Elizabeth Diniz, dos filhos e de alguns dos familiares de Saint-Clair, o Subprocurador-Geral Claudio Pieruccetti elogiou o trabalho do homenageado, destacando sua passagem pela chefia da PG-13, em Brasília, e lembrou de momentos que viveu ao seu lado. “Um brilhante advogado, bom colega e bom amigo”, disse Pieruccetti.

A ex-Procuradora-Geral Lucia Léa Guimarães Tavares exaltou o brilhante trabalho que Saint-Clair fez pelo Estado do Rio de Janeiro, lembrando de seu “costumeiro bom humor”, que provocava risadas em todos que o cercavam. Lucia Léa também ressaltou a importância e a tradição da Revista de Direito, acrescentando uma das formas que podemos dar “a imortalidade ao Saint-Clair, é a publicação desta Revista”.

A Procuradora do Estado Marília Monzillo relembrou o tempo em que foi Procuradora-Assistente de Saint-Clair, na Capital Federal, e afirmou que “ele era ótimo profissional, inteligente, competente e prestativo”, destacando que todos em Brasília sentem a falta dos abraços e sorrisos que Saint-Clair distribuía cotidianamente, que o fizeram ganhar o apelido de “Bom Menino”. Marília também destacou que a publicação da Revista de Direito “é uma justa homenagem ao grande Procurador do Estado que ele foi”.

O Presidente da Associação dos Procuradores do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), Bruno Hazan destacou a “doçura e o constante sorriso no rosto” de Saint-Clair, e completou dizendo que “qualquer coisa que ele pudesse fazer por nós, ele fazia, desde a organização de uma palestra, até uma carona para o aeroporto”. O Procurador do Estado Bruno Lemos Morisson da Silva relembrou o “ser humano único e genial” que Saint-Clair era, e recitou o poema “A um ausente”, de Carlos Drummond de Andrade.

A viúva Maria Cecília agradeceu em nome da família a homenagem feita ao seu marido pela PGE-RJ, e disse que “a Revista torna palpável aquilo que todos já sabiam”, de que Saint-Clair era um “profissional destacado tanto no sentido técnico, quanto no humano”. Ela também ressaltou a alegria de Saint-Clair em ser Procurador do Estado, e que ele considerava a PGE-RJ sua segunda casa.

A mãe de Saint-Clair, Elizabeth Diniz, encerrou a cerimônia, relembrando momentos com o filho caçula, a relação dele com a PGE-RJ, e destacou a admiração que Saint-Clair tinha pela ex-Procuradora-Geral Lúcia Léa, a quem ele considerava como uma segunda mãe. Muito emocionada, Elizabeth agradeceu a homenagem ao filho e foi aplaudida de pé.

Organizada pela Procuradora do Estado Marília Monzillo, e com coordenação editorial do ex-Procurador-Geral Letácio Jansen e da servidora Elisabete Brasil Souza, a Revista de Direito da Procuradoria Geral em homenagem a Saint-Clair Diniz Martins Souto conta com contribuições de Alde da Costa Santos Júnior, Ana Frazão, Bruno Lemos Morisson da Silva, Ciro Grynberg, Giovani R. Loss, José Vicente Santos de Mendonça, Marcello Terto e Silva, Ministro Luís Roberto Barroso e Tales Krauss Queiroz.